Meus rescaldos de eventos BTT

29 abril 2018

Maratona CicloClube BTT Elvas 2018

Quatro anos de ausência por parte da organização na realização da maratona CicloClube BTT Elvas, este ano voltou com a distancia de 45km e 80km, contou com a participação de cerca de 300 participantes, sendo eles oito os elementos do SDT..

 Saída cerca da 7:30h da matina em direcção a Elvas, onde tive a companhia mais uma vez das minhas fâs, esposa e minha Maria Leonardo, alem da família ainda levei o André.

Com os frontais levantados no dia anterior, sempre nos poupou muito tempo no secretariado, fazendo com que cerca de 20min antes já estivesse na manga da partida, mesmo assim ainda com muitos atletas á minha frente, para variar...

Partida á hora certa, percorremos cerca de dois quilómetros em alcatrão pela cidade de Elvas, o que sempre deu para ganhar muitos lugares, mas sem conseguir ainda assim chegar á frente da corrida e nem lá perto.

Os primeiros quilómetros foram muito rápidos como eram de esperar, por entre olivais e estradões, onde deu para ficar mais perto da frente da corrida, que ficou “partida” a cerca do quilometro 12 na “serra do Falcato”, com uma subida, embora curta era inclinada e decida em single track, onde deu para recuperar mais uns tantos lugares, chegando ao quilometro 20 nos quinze primeiros da geral, local onde fora a separação, ficando isolado no sexto lugar para a distancia dos 45km.
Só que ainda tinha cerca de metade dos quilómetros para pedalar e com a maior dificuldade esperada para os últimos dez quilómetros.
Segui a bom ritmo entre estrada no meio de cereais onde ao longe por vezes ia avistando o atleta que seguia na minha frente igualmente solitário.

Solidariamente segui até cerca do quilometro 40, com a subida ao Forte da Graça um atleta quase encostou a mim, mas mesmo antes de entrar no forte consegui recuperar mais uns segundos entrando isolado dentro do forte, só que enganei-me na escolha entre as muralhas, voltando novamente a ser alcançado.. 

Antes de sair do forte, novamente uma distração e acabei por ser ultrapassado. Ainda tinha cerca de 5km até a meta e a vantagem de conhecer aquela zona do percurso, pois fora comum em outro eventos passados.

Na descida ate Elvas percorremos um single rapido e técnico, ao qual não tive sucesso em chegar ao atleta, mas já dentro da cidade de Elvas antes de entrarmos nas zona das muralhas ganhei a dianteira, entrando no single ate ao interior do quartel militar na frente. 

No quartel numa zona de estrada a menos de um quilometro, tive a “esperteza” de deixar passar o adversário, ficando a controlar um possível ataque, que a cerca de duzentos metros, antes de entrar na manga acabou mesmo por acontecer, mas onde eu ganhei a melhor, conseguindo ao fim de 47km manter o 6º lugar á geral e 2º do meu escalão, com mais quatro anos e alguns quilos, voltando novamente a subir ao pódio em Elvas.

Em resumo só me resta deixar os meus parabéns ao pessoal CCBTT Elvas pelo excelente trabalho de limpeza de trilhos, marcações, logística e ambiente vivido na partida/chegada e principalmente o muito obrigado ao pessoal do staff espalhado pelo percurso que sempre me incentivou.   

Sem comentários: