Meus rescaldos de eventos BTT

20 abril 2018

Maratona Extreme Avis 2018


Pelo segundo ano consecutivo participei na maratona Extreme de Avis, prova esta pontuável para a Taça XCM e Trofeu de Santarém.. Eu sem qualquer interesse nos respetivos trofeus, participei na promoção, distancia mais curta de 35km.

Para este evento tive a companhia de mais três elementos SDT.

Com o frontal levantado no dia anterior, ganhamos alguns preciosos minutos, evitando o secretariado. 
Saída marcada para as 10h, cá detrás, consegui ir furando entre os atletas, ate chegar o mais perto da linha da frente da distância da meia-maratona antes da partida.

A hora certa foi dada a partida em comum para as duas distancia onde juntamente atrás do carro da GNR percorremos cerca de 7km em alcatrão para evitar uma zona de enorme lamaçal.



À Saída do asfalto numa zona de sobe e desce curto fui ganhando muitos lugares, logo de seguida ao fim de poucos quilómetros estava a separação de percursos. Encostei juntamente com outro atleta ao Edgar Anão, que seguia isolado, mas com dois atletas na sua frente, atletas esses que só vi um deles quando na zona mais difícil tecnicamente (Covões), um deles desistira devido avaria mecânica.
Seguimos os dois juntos, onde a saído dos Covões o Edgar ganhou alguns metros..



Nunca baixei o ritmo e a cerca de 7 km do fim voltei a encostar nele.. Mas durou pouco onde num olival muito enlameado fui perdendo distancia para ele, embora isolado, fui o sempre avistando ate cortar a meta na terceira posição da geral e segundo do meu escalão..

Após um belo banho, por ali fui aguardando a chegada dos meus companheiros, onde dois deles foram para a distancia a maior..
Antes da chagada deles ainda subi duas vezes ao pódio, pela classificação geral e escalão..

Em relação a evento, tenho alguns pontos negativos, principalmente na partida onde as distâncias saíram todas ao mesmo tempo, percorrendo muitos quilómetros em andamento condicionado atrás de uma viatura, o que fez com quem o pessoal estivesse tudo junto e algumas quedas no enorme pelotão. Em relação ao percurso, gostei, só é pena é ser 90% igual ao anterior. As marcações e logística tudo impecável.

Sem comentários: