Meus rescaldos de eventos BTT

06 maio 2018

3º Prova TMBI Covilhã 2018


Após a segunda prova não me ter corrido fisicamente pelo melhor devido a uma virose, estava focado em voltar a subir ao pódio na 3ª prova TMBI na Covilhã.
Para esta prova, fui no dia anterior com a família e mais a família do Nélio, companheiro do SDT que também está a participar no trofeu. Aproveitado assim o sabado para o convívio e passeio ate á torre.

Domingo, saída estava marcada para as 09h:45m do centro da cidade da Covilhã, junto a Camara Municipal, onde fomos finalmente brindados no troféu com o lindo dia de sol e calor.

Para este evento a maior dificuldade para mim esperada seria os cerca de 60km anunciados pela organização para a minha distancia, já que o “motor” só esta preparado para cerca de 40km, ou menos..eheh.

Partida de “loucos” em grande velocidade atrás de uma mota da polícia, onde percorremos a descer cerca de 4km com trânsito automóvel em sentido contrário e pessoal a razal, carros como rodas das bike... Felizmente sem quedas ate a saída do asfalto onde para contracenar papamos logo uma parede, começando a dividir o pessoal.

Sentiu-me bem no início, comecei a carregar watts na subida, recuperando muitos lugares, bem como na zona posterior entre um pinhais e algumas hortas.

A saída da zona industrial de Tortosendo, cerca do quilómetro 18 fique isolado no no 7º a geral com o grupo da frente a menos de um minuto de mim.

Até parecia fácil alcança-lo, pois nunca me saíram debaixo dos olhos nos cerca de 30km que percorri a solo, com um percurso com as minhas características preferidas a rolar, zona essas muitos quilómetros em alcatrão de acesso a propriedades como em piso de gravilha, onde a media chegou a rondar os 27km/h.

Cerca do quilómetro 45 as pernas começaram acusar o esforço que acabou por ser inglório e as cambrias a dar sinal, quando fui alcançado pelo grupo que me perseguia a muitos quilómetros.
Engrenando nesse grupo ainda conseguimos “pegar” o grupo da frente por alguns minutos para mim, mas ainda tinha cerca de 10km ate ao final que se esperava a subir, subir ate á Covilhã.

E assim foi acabei por tirar “bilhete”, ficando novamente sozinho, mas desta vez para traz, completamente esgotado apenas me limitei a por a “avozinha” e terminar os 58km da prova no 14º á geral e 5º em master 35, acabando por estar gradualmente a perder pontos, em vez de os ganhar, sentido que mais uma vez tinha capacidade para melhor, mas aquele percurso de maior distancia e com termino numa secção de subidas inclinadas não eram nada o meio forte.

Em geral aproveitou-se o fim-de-semana em família e o passeio, pois em relação á evento penso que tinham capacidade para uma melhor na escolha de percurso, para mais um local mesmo encostado á lindíssima serra da Estrela. Em relação as marcações apesar de nunca me ter enganado, estavam muito fracas, para não falar na falta de segurança á partida e logística em si muito fraca.

À que acreditar na minha capacidade, levantar a cabeça para a prova de Castelo Branco que será o tudo ou nada..





Sem comentários: