Meus rescaldos de eventos BTT

25 abril 2009

I Maratona de Arraiolos


Após um final de tarde e noite de grande combate (noites alegres manhas tristes) fui á primeira maratona de Arraiolos organizada pelo Núcleo Cicloturismo da mesma vila. 

Me fiz acompanhar com os habituais amigos e colegas SDT.  Fui estrear o quadro Orbea que o João Canhoto me emprestou enquanto o meu novíssimo MSC não chega da garantia.

A partida para Arraiolos foi combinada com o Pedro Guerra, para volta da 7h:10m da matina que mais uma vez me deu boleia. O ponto de encontro com o resto do pessoal foi novamente na Sonap e com os habituais atrasos saímos em direcção Arraiolos por volta da 7h:40m

A chegada fomos levantar os dorsais mesmo no centro da vila, num coreto no jardim onde seria a partida/chegada da maratona. Para nossa maior rapidez os dorsais SDT já se encontravam todos juntos, que acabou por facilitou  e despachar. No habitual saco de ofertas, vinha só uma T-shirt, mas também para o preço que se pagou também não se poderia exigir mais…

Seguidamente deslocamos no carro até há escola, local onde seria os banhos, onde rapidamente nos apresamos a equipar, pois já era muito perto da hora da partida e ainda teríamos que nos deslocar novamente até ao dito jardim.

Antes do vira, vira
A chegada ainda não havia uma localização definida da partida, onde os participantes ainda se encontravam em grupinhos a guardar. Posteriormente lá foi dada pela organização uma indicação do local que pensavam ser o correcto para a partida, e por acaso éramos muito perto do local onde nos encontrávamos á conversa e que nos deixaria nos lugares da frente. Mas posteriormente e após já o pessoal estar todo junto e pronto para a partida, houve nova indicação que afinal a partida seria feita do lado oposto. O que já nos deixara nos últimos lugares. Lá mudamos novamente a direcção das bikes, quando houve outra indicação que seria para o lado inicialmente onde estivemos… e toca novamente a mudar as bikes e a ficar novamente na frente. Mas como não há duas sem três nem três sem quatro, toca a virar novamente e então há quarta foi de vez e nós nos últimos lugares…

Com tanto “vira vira”, dentro da hora lá foi dada a partida desse mesmo jardim que se tornara apertado para tantos participantes, cerca de 300 e ainda por cima com uma curva…. Mas a minha sorte de recuperar rapidamente alguns lugares, foi que os passeios eram lisos sem obstáculos e com rampinhas no passar das ruas, por onde segui ao lado da enorme multidão, ultrapassando muitos participantes.

Após começar a pedalar em direcção a um percurso com duas distancias, 40km e outro de 70km, rapidamente esqui o sucedido na partida com as magnificas paisagem alentejanas, barragens, ribeiros e ainda um single trak espectacular onde todo o percurso dos 70km fora muito rolante com poucas subidas e curtas há excepção do último quilómetro que tive-mos direito a uma subida bastante inclinada até ao castelo de Arraiolos, com passagem há volta das muralhas e um descidas vertiginosa por dentro da localidade até há meta. A partir do quilometro 25 fiz todo o resto do percurso completamente sozinho ultrapassando apenas mais dois ou três participantes. A sinalização/marcação esteve impecável, até mesmo na passagem de algumas estradas de alcatrão os Geninhos e o pessoal da organização foram sempre constantes e prestáveis. Abastecimento o quanto baste.
Ultima subida ao castelo..

No final dos 70km (72km) lá cheguei em 8º lugar com 3h:06m, já quase todo o pessoal do SDT aguardada a minha chegada e a do Vítor com uma bela de uma mini para repor os líquidos, já que fomos os únicos a fazer a maratona dos 70km.

Após temos todos terminado foi tempo de fazer mais 2 quilómetros até á escola onde estavam os carros, para depois um banho de água a ferver. 

Finalmente chegou a parte melhor, o almoço servido no pavilhão multiusos em self service nos sentamos em camilhas redondas. 
Mais um belo almoço, onde no final assistimos há entrega dos prémios e ao sorteio de alguns objectos, entre eles uma bike, e onde ainda o J. Marques lhe fora sorteado um almofada típica dos tapetes de Arraiolos.
Está de parabéns esta organização pela excelente maratona, simpatia, e preço que se pagou, para tanta qualidade. 

Sem comentários: