Meus rescaldos de eventos BTT

15 março 2009

II Maratona do Sardoal

Esta foi a segunda edição da maratona do Sardoal e em pouco tempo confesso que não estava inicialmente na minha lista de provas devido á distancia de Estremoz e não me apetecer ir sozinho, já que a Lúcia estava a trabalhar e não me poderia fazer companhia. 

Só  que ficou marcada com quando soube que o J. Garcia, o J. Marques e o J. Júlio do Sobe e Desce Team já estavam inscritos e confirmado. Então fiz a inscrição e pagamento mesmo no último dia onde já estavam 400 participantes confirmados. 
O pagamento era de 10€ e mesmo que surgisse algum imprevisto de não poder ir também não era grande a perca.


A alvorada foi bastante cedo, cerca das 5h:30m da matina onde eu o J. Garcia e o J. Marques no juntamos há meu portão e guardamos pelo transporte que seria por ironia a ambulância de transporte de doentes, conduzida pelo J. Júlio que foi em representação dos B.V Estremoz e que nos deu uma valiosa boleia.

Durante a viagem viveram-se momentos de grandes gargalhadas e parvoeiras onde a boa disposição reina sempre nesta equipa. 

A chegada fomos levantar os dorsais sem confusão nem filas, onde dentro do habitual saco de ofertas vinha uma t-shirt, um bocado de marmelada e os habituais papéis do município do Sardoal e mais alguma PUB.
Rapidamente nos apresamos a preparar para não partirmos muito de traz, pois é praxe partir sempre de traz.
O primeiro ajuntamento dos betetistas era para as 8h:30 no local do levantamento dos dorsais. 
Por essa hora sendo nós dos primeiros a chegar, descemos até á parte mais baixa da vila do Sardoal onde existiria outra falsa partida a fim de passarmos pelas ruas da localidade como apresentação há população, antes da então partida real. Este ajuntamentos sérvio para fazer uma selecção do pessoal mais rápido para os lugares da frente, e onde lá estava-mos muito perto dos primeiros.

A partida lá foi dada após o habitual briefing dentro da hora e com direito a transmissão directa via internet. Esta maratona estava dividida por dois percurso, 30km com 259 participantes a concluir este percurso e 139 nos 60km (onde este se cruzava varias vezes com os de 30km), todo o percurso muito duro com sobe e desces constantes onde a maior dureza alem do calor que se fez sentir durante todo o dia foi as subidas muito inclinadas, mas que rapidamente se iam esquecendo com a passagem de zona cheias de muita frescura, singles traks,  um deles urbano, sempre com muito publico assistir á passagem dos betetistas. 

A marcação estava até ali ao nível da maratona, sempre com muitas setas no chão pintadas a cal e também espetadas num pau a indicar a direcção correcta, bem com a ajudas das fitas balizadoras sempre bem visíveis e as placas de perigo em maior inclinação do terreno nas descidas. Os abastecimentos de agua foram presença constante ao longo dos quilómetros onde simpaticamente o pessoal da organização nos abastecia água devido ao calor que se fazia sentir, embora em menor números os de sólidos bastante completos de diversidade. 
Durante os 60km rolei sempre no grupo da frente, mas que com o passar dos  quilómetros acabei por andar praticamente sempre sozinho com mais dois betetistas que de vez em quando me juntava há "roda" deles. Muito perto da chegada consegui ultrapassa-los e chegar 12º em 2h:49m.


Após chegada existia rifas para tentar a sorte e levar mais alguma oferta para casa. Esperei um pouco onde me apareceu o J. Garcia já com o banhinho tomado pois teria participado nas distancia mais curta, onde ambos aguardamos a chegada do Júlio e do J. Marques.


Pois regada e reposição das forças foi tempo de irmos tomar um merecido banho e de que por sinal de agua bem quentinha e depois dirigimos ao quartel dos bombeiros onde foi servido almoço e que constava de porco no espeto, caldo verde, arroz com feijão, sumos, aguas, vinho e algumas máquinas de imperial espalhadas pelo quartel a fim de saciar a sede.
Em suma fica aqui uma maratona a repetir sem a mínima dúvida pela excelente organização, simpatia, percurso e preço que se pagou (10€). E ate onde o balanço das classificações do SDT fora positivíssimo.

Sem comentários: