Meus rescaldos de eventos BTT

10 maio 2017

Maratona de Castelo de Vide e Marvão

Após quase um mes parado dos eventos BTT, retomei a minha participação na maratona de Castelo de Vide e Marvão, evento este que contou dois troféus inseridos na mesma prova, a 2ª prova da taça de XCM e a 3ª do troféu Beira Interior, alem deste troféus existia a categoria Race (promoção) de 45km e 65km, prova com outra classificação á parte.

Eu e mais quatro companheiros SDT participamos na distância de 45km. Saída de Estremoz as cerca das 08h da matina, já que o horário do regulamento da partida da nossa categoria era as 10h. Fomos com tempo para tudo.., até para começar-mos apanhar aguaceiros antes de chegarmos a Castelo de Vide, que gradualmente foi engrossando.
Na esperança de abrandar, fomos á chegada levantar os frontais, onde apesar de estar dividido por categorias o secretariado estava muito lento..Fomos deixar o carro junto a zona dos banhos, onde abrigado debaixo de uma  alpendurada fomos nos equipando onde a chuva teimava em nos acompanhar.

Perto das 9:45h, debaixo de aguaceiros, dirigi-me para a zona da partida, quando de repente cai uma enorme carga de agua acompanhado de vento forte.
O meu espanto quando vejo um enorme pelotão a partir e ao mesmo tempo ouço no micro anunciar era a partida dos restantes categorias. Passo a linha da saída onde estava confusão, pois alguns tinham frontais iguais á minha categoria, outro estavam abrigados debaixo de cafés e varandas.
Fiz uma centena de metros e debaixo de muita água e continuva na dúvida. Parei-me a questionar da hora da saída a alguns dos ultimos atletas, mas ganhei as mesma, não me responderiam, ate que aparecer a Mónica e o Bailão que me gritaram para seguir, pois a partida tinha sido alterada.

Continuando na dúvida, segui pelo alcatrão na cauda dos últimos, onde ponderei em voltar para o carro e não fazer o evento, mas como a vontade de pedalar e de "sofrer" era tanta foi passando pessoal atrás de pessoal, logo com cerca de 4km a subir.

A chuva abrandou e eu comecei apanhar engarrafamentos nos singles muito técnicos de muita pedra molhada. Nas poucas aberturas que tinha arriscava as passagens vertiginosas, pois era a única maneira de recuperar tempo para a frente, mesmo assim perdi muito tempo.
Após cerca de 7 km já em estradão alguém que vinha na minha roda me gritou a dizer que devia ser o primeiro da minha categoria. Já sem chuva, ganhei uma alma nova e continuei em grande velocidade começando a ultrapassar muito pessoal federado da XCM, ate perdi um bidon numa zona mais acidentada, coisa que nunca me tinha acontecido.

Percurso que ate cerca de 5km para o fim foi sempre muito rápido, sempre bem marcado e assistido por elementos da organização, onde perdi a conta a quantidade de atletas que ultrapassei..
  
Os últimos quilómetros foram em calcada romana onde ainda todos os percursos eram em comuns, sendo a separação cerca de um quilómetro da meta. Com o desconhecimento do meu resultado ao fim de 45km com cerca de 02h e 800m desnível cortei a meta (pela primeira x sem cambrias) onde já alguns atletas tinha chegado. Ouço o meu nome como primeiro atleta da categoria race..

E assim estava comprido mais um objectivo. Com a chave do carro do Guerra fui tomar um banho encanto aguardei a chegada dos meus companheiros.
Após sua chegada fomos ao almoço, este já inserido no valor da inscrição, onde tivemos a companhia dos amigos da Rota Bailão, Mónica e Paulino.

Após almoço fizemos tempo para a hora marcada da entrega dos troféus, que fora nos passos do concelho em comum com todas as categorias e escalões deste evento.

Em geral gostei muito do percurso, 5 estrelas, bem como toda a organização em geral esta de parabéns pelo esforço e dedicação para que o evento corresse pelo melhor, o S. Pedro não ajudou, e a falta de incumprimento do regulamento também nao. Um senão para a proximidade dos singles com o inicio. 

Sem comentários: