Meus rescaldos de eventos BTT

11 junho 2013

5º Maratona Cidade de Montemor-o-Novo

No domingo dia 02 Junho, tinha a inscrição confirmada em Odivelas (Ferreira do Alentejo) para a distancia master de 55km, mas infelizmente no sábado apareceu-me uma virose no estômago que se prolongou por mais três dias, acabado por me obrigar a ficar de cama.

Mas como a vontade de voltar as pedaladas era muita, no fim-de-semana seguinte confirmei a minha presença em Montemor-o-Novo, prova esta que já conta com cinco edições e nunca estive presente em nenhuma. 
O convite (mas paguei inscrição lol) do amigo Carlos Santo também se juntou para eu fazer a minha estreia em Montemor.  Fisicamente também já imaginava não estava nas minhas melhores condições derivado á virose que me mandou muito abaixo... 

Andava aos grilos...
A manha começou por volta das 7 horas onde posteriormente dei boleia ao amigo e companheiro SDT Pedro Guerra. A comitiva a caminho de Montemor só ficou completa com a ida também do amigo Pedro Carvalho que também nos acompanhou mas sozinho em viatura própria.

Á chegada levantamos os frontais onde no saco vinha uma t-shirt, um pin, porta chaves, amostra de mel e os habitais papeis.. 
Fomos equipando onde o sol estava escondido por detrás de das nuvens  muito cinzentas e que ameaçavam chuva..
Passamos pelo controle 0 onde já muitos atletas aguardavam a partida junto á manga.

Pouco passava das nove quando foi dada a partida, onde atrás do carro da polícia percorremos cerca de 3 km pelas ruas de Montemor.

Esta prova tinha duas distâncias, os 45km onde eu iria participar e a distância maior de 75 km.
Após a volta de aquecimento pela cidade passa-mos o quilómetro 0, onde entrei num grupo com cerca de 25 elementos. Os primeiros quilómetros foram muito rápidos onde lentamente foi ganhando posições sempre com a frente da corrida debaixo de olho...
Com o aparecimento de umas subidas curtas consegui recuperar ate á 10º posição, seguindo na cauda do grupo que se mantinha coeso e onde a média de velocidade rondavam os 28km/h.

Antes da separação de percursos já com cerca de 20 km percorridos, já seguia no 8º lugar da geral onde por metros finalmente consegui colar na frente.
Na separação fiquei no 5º lugar isolado, com um quarteto a cerca de 100m de mim.
Sempre solitário fui avistando esse mesmo quarteto até cerca do quilómetro 35 com o surgimento de umas subidas mais inclinadas e as minha amigas cambrias a começarem a dar sinal de existência.

Eu já imaginava que o final fosse a subir e com uma grande inclinação, só não imaginava era que a energia já estava na reserva, como as pernas e bem com o psicológico fossem também abaixo, mais ainda quando avistei um numeroso grupo atrás de mim e cada vez mais próximo.

Subida ao castelo
Ate acabar a inclinada subida ao castelo de Montemor fui ultrapassado por dois participantes, mais como era ingrato para mim psicologicamente perder lugares mesmo ao final consegui novamente recuperar o 5º lugar antes de começar a descer para a meta, só que para a meta a descida fora feita por ruas orientadas pelo pessoal da organização, acabei por me desorientar acabado por ser passado a escassos metros da meta (na entrada para o jardim) onde ainda lancei um sprinter lado a lado, mas na chegada estreita alguém tinha de travar... 
Acabando eu por cede ao fim de 42 km com o tempo de 01h:41m a menos de tres minutos do quarteto primeiro cortei a meta em 7º lugar...

Frustrado pessoalmente com meu desempenho aguardei a chegada do meu companheiro Pedro as lerias com o pessoal conhecido destas andanças. 
Após a chegada dele, calmamente fomos ao duche viemos a caminho de Estremoz, já que a distância era perto e éramos só nos dois não justificava almoçarmos lá...

Em resumo geral e já que foi a primeira vez que estive presente em Montemor-o-Novo, gostei bastante, sempre muito pessoal espalhado pelo percurso e sempre prestável em dar apoio, marcações quanto baste só foi pena o S. Pedro não ter brindado este evento com sol..



Sem comentários: