Meus rescaldos de eventos BTT

17 junho 2013

Maratona CicloClube BTT Elvas 2013

Mais um ano e mais uma edição da maratona de Elvas organizada pelo Ciclo Clube BTT Elvas e que este ano contou com um record de participantes de mais de 700 atletas, cerca de metade vindos da vizinha Espanha.
Este é um daqueles eventos que não costumo falhar por vários motivos. Proximidade com Estremoz, qualidade de organização e amizade por alguns elementos da organização.

Apos terem passado quinze dias de uma virose que apanhei, parece que não acabei com ela.., voltado novamente a dar sinal de existência na quinta e sexta-feira, desta vez manifestou-se por baixo (parecia mijar pelo cu) lol. Além da "porrada" física que levei, acabou por também por ser psicológica devida já ao que passei nem passados 15 dias.

Praga á parte a manha começou cerca das 7:30 com a reunião de alguns elementos SDT, digo alguns pois na totalidade estivemos dez elementos a representar nassos cores. Eu sendo o único com almoço levei também a minha namorada...

L. Bilro, C Merino, João Rato, P. Guerra, D. Cochicho,
V. Catambas, A. Arvana, A. Beja Neves e J. Garcia
A chegada a Elvas sem grandes presas fomos nos equipando, já que os dorsais foram levantados no dia anterior pelo Calimero. 
Apos a fotografia da praxe dirigimo-nos para o controle 0 onde admiradamente me deparei por tanta gente já no local da partida, talvez mais de duzentos participantes na minha frente. Mas o mal já estava feito pois a culpa era minha. Aguardamos a hora da partida na galhofa com o pessoal SDT .

Após ser lançada a partida percorremos cerca dois quilómetros a subir em alcatrão, que sempre foi uma boa ajuda para "partir" mais o pessoal e mais uma vez o meu espanto quando começo a subir e vejo bem o batalhão de pessoal á minha frente espalhado onde os primeiros participantes já eram. Bloquei a suspensão e comecei a ultrapassar pessoal, ate á entrada na terra batida, onde de forma mais lenta continuei a passar pessoal..

Ao fim de cerca de 10 quilómetros já andava muito perto do pessoal da frente, mas sabendo que a nível de distância/tempo de mim para a frente era muito. Sentindo-me bem fisicamente não baixei ritmo percorrendo um primeiro single com outro companheiro em grande velocidade de onde já se avistava o forte da Graça aos 18km de prova e ponto esse onde estava concentrado a maior parte do acumulado.
Carrega Merino..
A primeira fase da subida era uma “parede” de pedra solta onde antes de começar a subir avistei uma grande quantidade de participantes subindo. Lentamente também fui subindo ao forte por patamares onde alcançamos mais um companheiro. 

Juntos acabamos a subida e começamos a descer por mais single, este mais longo, técnico muito difícil e espectacular. Pois alem de muito perigoso era inclinado. Num subida muito técnica a meio do singles carreguei para avozinha para tentar fazer a subida (já que estava uma placa avisar para desmontar) que tentar faze-la de bike a corrente saltou para entre os raios e a cassete, ficando enrolada e presa. Encostei para o lado e "briguei-me" com ela pois estava muito presa. Ao fim de quase um minuto lá consegui finalmente tirar a corrente.
Segui o single já solitário e com mais um atraso quando mais á frente chego á separação de percursos e me informam que era o 8º dos 45km. Olhei para o gps e constatei que ainda faltavam cerca de 20km. Animado com minha recuperação acelerei novamente o ritmo numa zona mais rolante, tentando afinar as mudanças em andamento pois tinha um problema no desviador...

Cerca do quilometro trinta vejo ao longe um grande grupo todo junto e em mais uma passagem de estrada estava o amigo Diogo Vieira (que já tinha desistido anteriormente com dois furso e que andava acompanhar os atletas), me avisou que estava a cerca de um minuto da frente..

Acreditei já que ainda faltavam alguns quilómetros, mas a energia também já estava quase na reserva, Rapidamente consegui alcançar mais um atleta que seguia logo atrás dos ligares da frente e por metros ainda consegui-me juntar a esse mesmo grupo da frente, só que o deposito entrou na reserva e com a reserva ligada ainda tinha cerca de 3 quilómetros ate á meta. Paguei o enorme esforço que fiz para chegar aos lugares da frente, olhando para traz certifiquei-me que o lugar estava assegurado, limitei-me a ir apreciando as muralhas e as viaturas do antigo quartel brincado com o muito pessoal presente assistir aos últimos quilómetros, perdendo cerca de três minutos para o primeiro classificado e na chegada á meta antes ainda andei a brincar antes de a cortar no 7º lugar com o temo de 01:54m entre cerca de 530 atleta e um acumulado de subidas que passou os 800 m de acumulado.

Moscas azuis..bahh

Fui aguardado a chegada dos meus companheiros, onde ainda houve tempo para o amigo Edgar experimentar a minha bike e me furar a roda da frente.. lol

Apos a chegada da comitiva SDT fomos tomar um escaldado banho, bebemos um fastrecorvey Sagres e eu mais a Lúcia fomos almoçar ao Clube tiro, onde convivermos com alguns amigos..

Em geral fica os meus parabéns a toda a organização, bom excelentes marcações num magnifico percurso super diversificado, para todos os gostos, onde mais um ano a simpatia e grande força/apoio nunca faltou durante a prova.

Só uma nota negativa para a marca da cerveja do almoço, mas como o barman era super simpático e prestável…, passa.. eheh

Sem comentários: