Meus rescaldos de eventos BTT

20 maio 2013

II BTT de Cabeço de Vide


Esta prova teve como primeira data no mês passado de Abril, mas por culpa da muita chuva que caio, acabou por deixar muitas das estradas intransitáveis, tendo a organização deste evento acabado por decidir a alteração de data para este fim-de-semana de Maio.
Já inscrito na primeira data e não tendo nenhuma volta neste fim-de-semana mantive a minha inscrição, pois além da proximidade gostei da anterior edição.

Amanha começou com o ajuntamento dos sete elementos SDT por volta das 7:30 da matina, onde bebemos o café e saímos viagem em direcção a terra onde a NASA diz ter nascido a vida..
Fui á boleia com o J. Marques onde o sol teimava em não querer apetecer bem como a chuva também era uma ameaça.
A chegada a Cabeço de Vide levanta-mos os dorsais rapidamente sem confusões nem demoras, pois também só eram esperadas cerca de 150 participantes. Apressamos em nos equipar onde o sol finalmente apareceu.

Perto das 9:00 entramos no controle 0 e de frente para uma inclinada subida com o término no ponto mais alto (já esperada pelo gráfico da altimetria) aguardamos a partida.
Sabia que uma boa partida/subida seria um bom ponto de partida para um bom resultado mas uma subida com aquela inclinação e a "frio" não seria fácil...


Primeiro quilometro
A partida foi dada em pontualidade e já com a suspensão bloqueada serrei os dentes e comecei a subir e a ultrapassar pessoal onde a média de inclinação em 200m era cerca de 19% e ao chegar ao cimo já me encontrava na terceira posição. Melhor era quase impossível, mas pela frente ainda tinha cerca de 40km. Apos a subida veio uma descida com muita pedra solta e uns metros mais á frente acabara por ser ultrapassado por mais 3 atletas que se juntaram ao dois da frente seguidos logo a traz por mim. Assim fomos num muito rápido percurso até aos dez quilómetros, ponto esse da divisão dos percursos de 40km e 70km.

Na divisão seguiram três participantes para a distância maior e mais dois para a distância onde eu estava inscrito, sendo eu o terceiro logo a traz e meu espanto foi quando olhei para traz e não havia ninguém á vista nem a nos seguir directamente o que me deixou mais tranquilo.
Não demorei muito apanhar a dupla que segui na frente dos 40km. Ao juntar-me a eles formamos um trio isolado onde nas partes mais rolantes sendo a principal característica do percurso, fosse eu na frente da corrida a puxar com o objectivo de ganharmos mais distancia para quem viesse atrás… Na passagem do quilómetro 27, local junto ao abastecimento em mais um estradão meio a subir e onde os percursos se juntavam, olhei para traz onde tinha uma boa visibilidade da retaguarda da corrida não avistava ninguém na nossa perseguição.
Comecei a prever que os vencedores estavam praticamente encontrados, mas ainda faltavam 12km. Ao quilómetro 30 surgi-o mais uma curta mas inclinada subida onde me deixei atrasar ficando mais para atrás não consegui acompanhar a dupla. Apos uma subida á sempre um descida onde uns metros mais á frente voltei a juntar-me, mas sabendo que o final seria feito em sobe e desce de uma grande inclinação já previa que eu seria o elo mais fraco.


Trio vencedor dos 40km
Agarrei novamente a frente da corrida ate é entrada da subir em Cabeço de Vide onde acabei como já esperava ficar na cauda.

Num sobe e desce já por mim esperado e igual á anterior edição apenas me limitei a pedalar para concluir, já que não tinha nenhuma ameaça vinda de trás e já estava contente com o 3º lugar. Com 42km e um acumulado de "paredes" de cerca de 550m cortei a meta com o tempo de 01:38m a cerca de um minuto do primeiro e a mais de 4 minutos do 4º lugar.

Por ali aguardei a chegada dos meus companheiros de equipa petiscando alguns bolos secos e fruta numa tenda as lerias com o pessoal que ia chegando. Entretanto fora feita a entrega dos trofeus, trazendo para casa mais um bonito prato com o brasão da vila.

Á chegada do companheiro Pato que fora fazer os 70km fomos finalmente tomar um duche e depois para o local onde fora servido o almoço. Um belo baquete servido numa tenta espaçosa em camilhas redondas com muito requinte e oferta de repetição por parte dos simpáticos empregados de mesa.

Sem comentários: