Meus rescaldos de eventos BTT

15 abril 2013

VI Raid BTT "Rota do Degebe"


A um fim-de-semana da Estremozbike, prova esta que faço parte na organização e que me fará abdicar de alguns dias sem fazer qualquer actividade física, resolvi testar (manter) a forma física no raid em S. Manços. Nada melhor para aquecimento do que andar na tarde de sábado cerca de 3 horas agarrado a uma máquina roçadora a cortar erva nas subidas para Evoramonte.

A manha começou perto das 7:00h onde tive como companhia no banco do pendura uma banana lol, já que fui o único representante SDT e Estremocense  Desta vez nem a minha namorada me acompanhou por motivos de trabalho.

Por volta das 8 horas chego a S. Manços onde procuro o local do secretariado que fora no campo de futebol. Após levantar o dorsal lentamente fui-me equipando e dando umas lerias com o pessoal conhecido.

Perto das nove vou para o local da partida, numa rua perto da igreja onde apesar de não serem esperados muitos participantes quando fui para o arco da meta já fiquei na terceira fila. Esta prova contou com a presença de cerca de cento e cinquenta participantes divididos pelo passeio de 30Km e pelo raid de 55km, distancia maior onde participei e já esperava muito rápida pela característica da zona.

Por volta da hora marcada foi dada a partida onde percorremos algumas ruas da aldeia e que sérvio para me aproximar mais do pessoal da frente da corrida.

A saída da aldeia em estradão comecei rapidamente a ganhar lugares onde ao fim de uma a dois quilómetros já estava na frente da corrida a "rebocar" aquela gente sem olhar a poupanças ao contrario de muitos.., como á semelhança de Monte Trigo o "furacão" Merino como o amigo Paulo Roseta lhe chamou quando vou a puxar e assim  começo logo de inicio a partir o pessoal..
Na frente da corrida, SDT 4ever
Ao fim de uns quilómetros abrandei o ritmo e chegado á separação estava num grupo com cerca de oito participantes que não descolavam. Com um sobe e desce constante cerca dos dez quilómetros perdi o contacto com os três primeiros mas estavam sempre debaixo do olho cerca de cem metros mais á frente.

Na junção de percurso com o passeio, sendo uma parte mais rolante, voltei a "rodar" o punho e alcancei os três primeiros onde mais uma vez não hesitei e passei para a frente novamente a puxar.

Mais alguns quilómetros e surgi-o uma subida num olival mais íngreme e longa onde voltei a perder alguma distancia, recuperando novamente o grupo um pouco mais á frente onde passei novamente para a liderança até começar avistar S. Manços com cerca de 47km percorridos e onde acabou pôr se juntar mais um participante ao grupo que ficou composto por cinco elementos.

Indo eu ainda na frente da corrida já estava com indícios de cambrias e cansaço físico. O que me animava era já estar avistar S. Manços, calculei que a meta estava próxima e que os lugares iriam ser disputados ao sprint entre nós os cinco, mas desconhecendo a distância e local da meta. Pela primeira vez vejo um participante que andou sempre no nosso grupo da frente á "mama", sem sequer ter puxado uma única vez, ataca e passa-me á frente, com ele os respectivos três participantes. O meu cálculo estava certo, seria uma chegada ao sprint só desconhecia que a meta ficava mesmo ponto da partida após passagem por uma ponte á conta de um carro. Quando entrei em conjunto com os outros participantes em grande velocidade (cerca de 31km/h, por indicação do registo do gps) tentei dar a cuva para entrar na ponte por dentro encostado ao muro já que a entrada era em curva, quando a roda da frente escorregou no piso e onde só me lembro de imaginar a minha cara a embater na ponte ou todo o corpo a embater no varandim da mesma.
Partida com passagem na ponte ..
Como uma dose se sorte, milagre ou experiência  retirei intuitamente o pé do pedal esquerdo usando os travões e o pé que parece ter colado ao chão fiz um pião por completo num espaço de 3 metros que era a largura da ponte, ficando virado para o lado onde vinha de caras com dois elementos da organização. Só me lembro de olhar para o pessoal e ver a cara pálida deles ao mesmo tempo ironicamente disse “são muitos anos a virar frangos”.

Completamente "borrado" segui caminho de mais uma centena de metros acabando por terminar injustamente a prova no 5º lugar com o tempo de 01h:51m, agora tenho que ser justo, quem ganhou teve mérito, esperteza e conhecimento do percurso mas não merecia a vitoria.., bem como eu mercia uma posição melhor por tudo que fiz durante a prova, mas como no ciclismo o BTT é mesmo assim.

Após chegada foi tomar um belo banho e depois beber três fast recovers encanto foi assistido a chegada de alguns participantes. Pela primeira vez vou a uma prova sem almoço terei eu a dar tendências á pró!!! Lol. Como não tinha companhia preferi vir mesmo almoçar a Estremoz.

Em relação á organização em geral esteve bem dentro do mediado, talvez mais algumas marcações de perigo e alguns pormenores que por vezes fazem a diferencia…

Sem comentários: