29 abril 2013

VI BTT da Liberdade


Com a organização do evento Estremozbike já concluída com os rescaldos dos participantes em geral positivos, posso dar como bem empregue as muitas horas de trabalho neste evento, bem como todos os restantes elementos da organização. Agora é tempo de descontrair e voltar novamente as pedaladas, onde para este fim-de-semana estavam agendadas varias provas, dei prioridade á resistência do Assumar, devido ao ter bons amigos e conhecidos do BTT Assumar, equipa esta que despensa apresentação.

A Alvorada começou já passava das 7 da matina com o termómetro a marcar 6 graus e muito vento á mistura. Foi mais uma prova que não tive companhia e embora estivesse mais dois elementos SDT inscritos, mas não tinha nada combinado...
A chega fora por volta das 8horas, onde apos levantar o frontal me juntei ao grupo do pessoal de Elvas, onde com muito frio nos fomos equipando, sem pressa pois tratava-se de uma prova de circuito onde neste tipo de evento não costuma ter muitos participantes
Mas mesmo esperados poucos estavam cerca de uma centena aguardar a partida na maioria para as duas horas.
Com a conversa e uma pequena volta de aquecimento quando cheguei ao ponto da partida já fora dos últimos a partir…

Já pouco passa das 9 horas quando foi dada a partida, com ela teria pela frente duas horas onde á semelhança do passado ano já esperava algumas zonas mais técnica e com elas mais um teste para a minha 29er, já que os "críticos" apontam desvantagens das 29 em zonas mais técnicas.

Até faz pó..
Os primeiros quatro quilómetros foram muito rápidos, apesar do vento forte de frente, coloquei logo junto ao grupo dos primeiros onde já não os larguei. 

O amigo Tiago e o Diogo, atletas da terra são que ficaram logo isolados na frente. Antes de fazer a primeira volta e com passagem na zona mais técnica do percurso entre muitos drops, passagens por cima de pedras, troncos de árvores, arbustos zig zags, valas inclinadas, andei sempre com o “coração nas mãos” com muitas razias e apanhei alguns sustos mas sempre sem perder distancia para o pessoal da frente.

Ao fim de 9,5km estava concluída a primeira volta onde na passagem na aldeia ultrapassei mais dois participantes das duas horas ficando na terceira posição da geral e segundo das duas horas a cerca de 30 segundos da dupla da frente, mais ainda tinha mais de 1:30h pela frente...
Na passagem pela segunda volta mantinha o mesmo tempo para a dupla da frente, mas em contra partida já tinha alguma vantagem para o pessoal atrás ficando isolado.

Os manguitos da moda...
Até final fui gerindo, dobrando muito pessoal mais atrasado que muito simpaticamente ia abrindo espaço para eu passar, nas zonas mais técnicas ao final da segunda volta já tinha resolvido o problema, fui-lhe apanhando o jeito e ganhar confiança na bike e foi sempre “a pano”.
Ate final das duas horas mantiveram sempre a diferença dos 30 a 40 segundos para a dupla e fui ganho vantagem para os meus perseguidores. 

No final completei 48km em 5 voltas onde terminei na 2º posição a cerca de um minuto do primeiro e com mais de 5min para o terceiro...
Os três primeiros classificados
Alem do meu bom resultado foi mais um teste desta vez á técnica e agilidade superado pela minha 29er.

Apos entrega de prémios e o fast recover habitual de cevada, tomei um duche e aguardei junto á zona da passagem dos participantes das 4 horas pela hora de almoço, que fora por volta das 14h onde almocei na companhia dos amigos do CCBTT de Elvas..

Em geral fica mais um belo evento de BTT com um percurso muito engraçado, com uma dificuldade quente baste e muita simpatia e atenção do Assumar.

Sem comentários: