Meus rescaldos de eventos BTT

11 agosto 2016

VIII MARATONA BTT AGUIAR

Desde 2010 que não participava num evento nesta simpática vila alentejana, por causa dos últimos anos ter coincidido sempre com a minha altura de ferias, este ano com alteração da data das ferias já me pode deslocar a terra conhecida pelo relógio, Aguiar...

A manha começou cerca das 7h onde tive como companhia e apoiante a minha esposa e a minha pequena Maria.

Antes da saida com os manos Geadas
A chegada aguiar cerca das 8h fui levantar o frontal onde reencontrei alguns amigos destas andanças.. Vinte minutos antes das da partida já e com o calor já apertar, tinha passado o controle 0 e estava muito perto da frente da saída.
Este evento estava dividido em três distancias, 25km, os 40km e os 65km.., eu como normal fora a distancia das peúgas, os 40km..., Eu e mais cerca de 140 participantes na mesma distancia.

A partida coincidido com a última badalada do famoso relógio, a maior dificuldade seria o calor para os cerca de 220 participantes.  Saída muito rápida como normal em piso meio areado onde perdi algum tempo para a frente, acusando alguma fadiga muscular nas pernas devido aos abusos das corridas e má gestão na bicicleta. Precisei de cerca de 5 quilómetros para conseguir chegar ao grupo perseguidor aos que seguiam na frente da corrida composta por cerca de 5 elementos. Quando comecei a ultrapassar elementos do grupo perseguidor e cheguei a cabeça do mesmo grupo, saltou-me a corrente, ficando encravada entre pedaleiro e o eixo... , Obrigando-me a parar cerca de 2 preciosos minutos , perdendo o contacto com o grupo perseguidor onde seguia e com ele mais cinco ou seis lugares...

Ultima fase da subida em São Bartolomeu Outeiro
Mas ainda faltavam muitos quilómetros pela frente, retomei o percurso com vontade, mas as pernas continuavam a “pesavam  muito” , mas não havia nada a fazer que não me aguentar pois o mal já estava feito…
Em São Bartolomeu do Outeiro e como o nome indica, com cerca de 14km ja percorridos tínhamos a primeira dificuldade (alem do calor), uma subida composta por duas fases muito inclinada em estrada paralelo onde antes já tinha recuperado mais duas posições, mas ainda tinha muitos atletas na minha frente embora das duas distancias..
O que se sobe, também se desce e na descida voltara a recuperar mais um lugar, ficando isolado e numa zona mais rolante, lentamente foi recuperar tempo para três atletas que avistava á minha frente. Como o calor a aumentar, ao quilometro 23 surgira um longa subida cerca de 2 quilómetros ate a separação de percursos... Tentei não perder o contacto com os dois elementos da frente, mas foi inglório, as pernas não davam mais...
A fazer o que conseguia.., com capacidade para muito mais!!!
No cimo da subida estava finalmente a separação, onde desconhecia a posição, mas só pensava no pódio por escalões, pois afinal a idade também é um posto....

Na separação surgio uma zona de singles onde pedalei solitariamente ate apanhar o velho companheiro do BTT Pimpão, conseguindo "colar" novamente com ele após uma pequeno desvio de percurso.., engano esse que fomos alcançados por um atleta mais atrasado...
Com cerca de 7 quilómetros para a meta seguimos os três juntos, onde lentamente fui perdendo o controle e acabei por ficar para traz com o Pimpão.. No ultimo AB liquido e sabendo que o Nuno era do meu escalão notei que ele "atirou a toalha ao chão".., deu-me animo e energia, ganhei a dianteira e algum tempo, terminando a prova com 01h:40m na 8º posição da geral com um acumulado de subidas enganador de cerca de 700m e para minha satisfação e com o objectivo comprido 2º lugar no meu escalão e mais um pódio e medalha para o meu currículo...

Mais um podio desta vez 2 lugar master 30

Com almoço marcado no evento, após um belo banho de agua fria, dirigi-me para o local da chegada, onde ainda muitos participantes estavam a chegar, a maioria da minha distancia. Aguardei pela entrega dos troféus e ocupando o tempo a beber imperial disponibilizado pela organização e convivendo com alguns companheiros destas andanças..




Abastecimento liquido do pai e filha... Eheh
Em geral gostei do evento, bem organizado, bem marcado, muitos pontos líquidos embora com repetição invertida do percurso do ultimo ano em que estive em Aguiar, 2011 e o único ponto negativo fora a demora para entrada no Salão onde fora servido o almoço e muito bom pelo sinal, com entradas diversificadas e muito apaladado...,só que nos deixaram entrar ja passava da 13:30h e tive cerca de uma hora á espera..

Sem comentários: