Meus rescaldos de eventos BTT

06 setembro 2016

2º Maratona BTT Carvalhal

A procura de ritmo continua para uma sucção de eventos que tenho em mente no mês de Setembro e Outubro, embora muito longe da minha melhor forma onde apesar de ser nesta altura do ano em que consigo "fazer" mais quilómetros de bicicleta a falta de ritmo não ajuda...
A falta de eventos de BTT, uns por exclusão  nestes meses de maior calor, outro s por falta de participantes.


Mais um mês passado desde da minha ultima prova... e desta vez lá fui eu ate ao Carvalhal para a participação no segundo evento, sendo uma estreia para mim pedalar por este lados da costa litoral..
A saída fora dentro das 6:30h  com a companhia da minha esposa, onde pela frente tínhamos cerca de 130km de carro.

Antes da saída com o amigo Tainhas
O objectivo principal era um dia diferente e poder aproveitar a proximidade com a praia para molharmos o "rabo" e passarmos um domingo diferente só nos dois, o segundo objectivo era procurar ritmo e experimentar em novos trilhos.


Levantamento do frontal, de forma rápida, onde rápido também me equipe e digeri para a zona da partida, local no centro da vila onde já tinha muitos elementos á espera da saída.., esta atrasada cerda de 10min, onde ocupei o tempo á conversar com o amigo e conterrâneo Tainhas..

Saída atrás do carro da organização onde fizemos alguns quilómetros pela vila, passando novamente junto a meta onde os cerca de duzentos participantes confirmados tinha duas distancia á sua escolha,  os 40km onde iria participar e os 70km.

Após essa volta, saímos do asfalto e entramos na areia, areia essa que era esperada só que não fazia ideia ser tanta e em tantos quilómetros...
Passagem pelo único ponto que não tinha areia
Criaram-se dois grupos, um que ficou isolado  com cerca de 6 elementos na frente e logo a traz outro com cerca de 10 elementos onde eu segui sempre com o gps a marcar acima dos 30km/h, rapidamente comecei a fartar-me do piso que me ia travando as rodas e as pernas com as curvas a me obrigarem quase a parar...



Assim segui onde lentamente foi ficando na  traseira do grupo e fazendo o efeito elástico, ora agarrava o grupo ora ficava isolado a traz com cerca se 100m..


Na passagem por uma zona de terra firme criada propositadamente onde os percurso se cruzavam, ganhei "assas" e consegui ganhar alguma lugares novamente, lugares esses novamente perdidos com o pedalar nos estradões de areia rodeados em geral pelos pinheiros, mas sem fazerem qualquer sombra...



Ate final praticamente segui isolado onde me limitei a ver os atletas que seguiam na minha frente, mas nunca os consegui agarrar..


Ao fim de 01:40h cortei a meta no 15º lugar a geral e 9º do meu escalão onde a média rondava os 30km/h apesar do piso de areia, farto do percurso, onde o positivo desta vez não senti fadiga muscular embora as cambrias tivessem aparecido nos últimos 10km, ficando com a sensação de ter capacidades para melhor, mas fiz o que consegui...


Rapidamente fui tomar um duxe e foi para a praia, depois de tanta areia, só faltava mesmo era o mar..
O almoço fora em Melides onde passamos o resto da tarde a recarregar baterias na praia a sombra do sol...

Em relação ao evento, a nível do percurso estava muito bem marcado, com muitos pontos de água e staff, só que na saída e entrada do Carvalhal estava muito desorganizada...,um ponto a ter atenção é o trânsito, principalmente a chegada que se tornou muito perigosa na proximidade bebetistas, automobilistas. 

Sem comentários: