Meus rescaldos de eventos BTT

08 outubro 2013

V Maratona BTT Cocheiros

Este é daqueles eventos que todos os anos faz parte da minha agenda, onde conta já com cinco edições realizadas e onde apenas falhei uma, o ano passado.

Um dos motivos da minha participação em S. Aleixo da Restauração, simpática aldeia perto de Barrancos é amizade e conhecimento que estimo por alguns elementos da organização, bem como o excelente evento/ organização e os magníficos trilhos onde a palavra de ordem é dureza, mantida a tradição este ano e esperados cerca de 1200m de subidas nos 45km..

A manha/madrugada começou com o ponto de encontro ao meu portão as 6:00, onde o desta vez o P. Guerra me deu boleia. A comitiva neste carro só ficou completa com a minha namorada e a amiga do Pedro que nos acompanharam. Entretanto juntamo-nos a mais dois elementos SDT que também foram participar, o L. Bilro e o Beja Neves.

Apos a cafezada com cheirinho, já que pisei uma bosta de cão saímos em direcção a S. Aleixo. Como uma viagem bem perfumada chegamos a esta simpática aldeia ainda não eram oito horas.., onde fomos dos primeiros a levantar o dorsal.
Com tempo fomos deixar as viaturas no campo de futebol, local onde eram os banhos banhos e que fui novamente brindado com outra bosta de cão, desta vez no outro pé.

Representação Estremocense em S. Aleixo da Restauração
Vinte minutos antes da partida já nos encontrava-mos no coração da aldeia, praça principal onde fica localizada a partida/chegada. Lentamente com o passar dos minutos a praça foi ganhando mais cor com a chegada dos participantes, no total eram esperados cerca de duas centenas.

As 9:00 fora dada a partida onde descemos pela rua principal da aldeia, apanhando dois atletas mais lentos a minha frente, fez-me perder preciosos segundos para a frente da corrida, pois umas boas rodas eram uma preciosa ajuda para os duros quilómetros que tinha pela frente..
Lentamente recuperei lugares, onde a partir do quilómetro 4 estavam esperados 10km sempre a subir, e nesse mesmo início e começo da longa subida ainda consegui avistar a frente da corrida, mas não passou de uma miragem... Aqueles dez quilómetros pareciam infinitos onde solitariamente fui pedalando e avistando dois participantes que seguiam alguns metros mais atrás e outros dois uns metros mais á frente..
Sorrindo as dificuldades..
Ao fim dessa grande subida começou o meu calvário, uma seri de sobe e desces sucessivos numa zona muito bonita de pinheiros ate ao controlo, cerca do quilómetro 20, onde o amigo Marcelino me informara que era o 4 classificado da minha distância. Voltei a ganhar algum alento, mas rapidamente o perdi com mais uma sucessão de sobe e desces, tipo este de percurso que não faz nada o meu género até porque é um alimento forte para as cambrias.. Mais uns quilómetros solitariamente sem avistar viva alma naqueles cumes. Veio uma descida onde deu para recuperar um pouco, e depois mais duas duras subidas, onde a minha esperança era de encontrar alguém furado ou com uma avaria mecânica, pois assim eu subiria para o provisório terceiro lugar.. Mas ate ao final isso não aconteceu o que aconteceu foi o que já esperava, nos últimos 5km a tentar "enganar" as cambrias..

Desta vez não tive direito a pódio, mas tive direito apoio..;-)
Ao fim de 47km lá esta S. Aleixo á vista mas metros antes da meta surgio mais uma subida inclinada, desta vez em alcatrão, onde lentamente a fui subindo e cumprimentando os habitantes da aldeia, pois o 4 lugar estava assegurado onde terminei com o tempo por mim previsto 02:03...

Apos a chegada recuperei os líquidos com umas minis enquanto aguardei a chegada dos meus companheiros..

 O almoço fora servido ao ar livre com uma arrozada, bifinhos com cogumelos, salada e uma caldosa verde.. Apos o almoço convívio viemos puxando em passeio pelo Alqueva, com paragem obrigatória e na Marina da Amieira, onde apreciamos e comtemplamos a paisagem da barragem e matamos a sede, não com agua, mas sim com cerveja..


Em suma fica um domingo marcado pelo convívio, passeio e penatório na parte do pedal, onde deixo os parabéns a todo o pessoal responsável pelo V Maratona Cocheiros

Sem comentários: