Meus rescaldos de eventos BTT

14 dezembro 2010

6º Rota do Contrabando em BTT

Deste a prova de Riachos em Outubro já tinha dado como encerrado as minhas pedaladas para 2010 mas a pedido de varias famílias lol, lá me convenceram a ir ate á freguesia de Penha Garcia, na beira interior perto de Idanha para participar na 6ª edição da Rota do Contrabando com o J. Dias, L. Bilro e J. Lopes. 

Este evento tem como objectivo principal usufruir das paisagens raianas por onde antigamente se fazia a rota do contrabando a cavalo sendo hoje percorridos em bicicleta.
Com contagem de tempos no final mas sem classificação, ficamos logo combinados de irmos participar na distância maior em ritmo de passeio e com máquina fotográfica no bolso... Após duzentos e poucos quilómetros de Estremoz a Penha e com ajuda preciosa do GPS lá chegamos, á chegada levantamos o dorsal que mais parecia uma folha A4, e que na parte de traz originalmente trazia o gráfico da altimetria e o percurso.
Os quatro magnifivos SDT em Penha Garcia

Á partida estavam perto de 250 participantes onde grande parte eram espanhóis, divididos na distância de 30km e 54km tendo esta última 1250m de acumulado. Tendo estado um boa semana de sol fui participar erradamente com equipamento de verão, pois ao fim de alguns quilómetros em passeio e após uma grande subida espectacular entre pinheiros onde já muitos participantes iam já a pé, o nevoeiro serrado estava á nossa espera... Começamos uma grande descida onde pouco ou nada se via á frente e acabei por gelar por completo e para ajudar o percurso tinha muitas passagem por ribeiros com um piso pesado e saturado de agua.
Soltem o Javali...

A meio ainda encontramos um javali encalhado numa rede, caso para gritarmos e brincarmos " soltem o javali..." Perto dos 30km perde-mos o J. Lopes que não se sentia nas melhores condições físicas, talvez pela culpa ainda do acumulado que ainda tínhamos pela frente.., acabou por ficar na distancia mais curta. 

Após a divisão de percursos e um pouco mais quente comecei a sentir-me bem onde fui sempre puxando pelos meus companheiros ultrapassando muitos participantes com o percurso de sobe e desce constante, onde a lama e agua no piso era mais que muita.. 

Os últimos 10km que ainda pensávamos faltarem no último abastecimento (onde todos eles os achei Q B) mas fraquinhos e com poucas pessoas, falei com meus companheiros e vim para a frente a puxar sozinho afim de esperar por eles antes da meta para concluirmos juntos, só que ao km 52 distraído passei um traço em cal e segui atrás de outro participante, onde mais a frente parei para esperar pelos meus companheiros. Esperei um pouco e resolvi voltar para traz e aproveitar uma ribeira para lavar a bike enquanto esperava pelo meu pessoal que já tinha passado e foi nesse ponto que me apercebi que distraidamente me tinha enganado e que os participantes estavam a ir noutra direcção.

Nevoeiro, frio e bonitas paisagens..
Rapidamente segui desta vez sim o caminho correcto e que por acaso eram mais 3 quilómetros sempre a subir onde ainda tive tempo para um mano a mano com um participante melhor preparado.., conseguindo perto do castelo de Penha Garcia alcançar os meus dois companheiros do SDT que ficaram admirados e surpreendidos com a minha vinda de atrás deles. Juntamente fizemos o ultimo quilometro e espectacular por sinal sempre a descer ate há meta pelo meio de ruas estreitas, algumas delas com menos de dois metros de largura com curvas apertadas em calçada chegado assim com 59km e 1230m de acumulado onde o relógio marcava quase 14 horas...

A lavagem das bikes foi demorada, pois só existia uma mangueira, bem como os banhos também foram de agua mais para o frio do que quente. O almoço foi muito demorado a ser servido onde ainda por cima a cerveja era superbok com um ensopado de javali.


Sinceramente que esperava mais desta 6ª rota, aproveitou-se paisagisticamente os primeiros 30km onde o que valeu foi o companheirismo e brincadeiras com o meu pessoal numa manha fria e húmida cheia de peripécias para mais tarde recordar onde a lama nunca deixou as nossas rodas ficarem enxutas...

Sem comentários: