24 janeiro 2009

1ºTrofeu de Evora (circuito do Redondo)

O Troféu de BTT Évora ira realizar-se nos meses de Janeiro, Março, Abril e Maio desta vez feito em parceria entre cinco associações, cada uma encarregue de uma Prova...
Cada prova do troféu tem a duração de 02h:30 em circuito fechado com distância entre 6 a 10 quilómetros  Vence a prova quem fizer o maior número de voltas e no menor tempo. A classificação da prova conta para a classificação geral do troféu. 
O troféu é realizado com 5 provas, mas para que os atletas  tenham direito ao prémio final têm que participar em 4 das 5 provas existentes. 
Ganha o troféu quem conseguir juntar mais pontos divididos por três escalões, Sub 23 (16 anos aos 23 anos), Elites (24 anos aos 35 anos) e Veteranos (maiores de 36).

1º Prova Redondo dia 25 Janeiro
2º Prova Torre de Coelheiros 1 Março
3º Prova Nossa Sra Machede 22 Março
4º Prova Viana do Alentejo 19 Abril
5º Prova Évora 10 Maio

Dorsal 001
Quando tive conhecimento deste circuito não hesitei em me inscrever, pois alem de ser em locais não muito longe de Estremoz seria também uma maneira de continuar a minha evolução no BTT, continuar a levar o nome da minha equipa bem longe e adquiri mais amigos e conhecimentos.

Prova esta de carácter competitivo que rapidamente esgotou as inscrições com limite de participantes 100 por prova. Mas o pior estava para vir quando um semana antes a chuva fez sua aparição que durou até há data deste evento. 

A noite de sábado para domingo (dia da prova) foi um calvário de vento forte e chuva contínua a caminho do Redondo a 30km de Estremoz. Tive como companhia o Nelson e minha namorada que além de ser a fotógrafa de serviço nos dei apoio nas passagens de cada volta….

Uma hora antes do inicio da prova juntamos com o J. Garcia, amigo e companheiro do Sobe e Desce e o Zé Júlio do B.V Estremoz que nos tem vindo sempre acompanhar no BTT.
Felizmente antes da partida a chuva parou e que sempre deu para equipar fora do carro.

O levantamento dos dorsais sem qualquer problema onde juntamente vinha um saco com um livro, caneta e os habituais panfletos.

O inicio e chamado controlo 0 foi no pavilhão multiusos, o que sempre evitou uma molha antecipada para os 75 participantes que tiveram muita força de vontade em participar sabendo do que nos esperava (lama, chuva, vento, frio) bem como o desgaste material. O nosso companheiro Dani fez sua aparição para nos ver e apoiar bem como o Guerra.


Ainda muito limpinho
Após a partida mais ou menos dentro da hora marca, não demorou muito que a dificuldade começasse a surgir no circuito de cerca de 6km, onde 75% do piso era lama e que foi piorando cada vez mais com a continuidade das passagens dos participantes. tambem alguns bocados mais rolantes, subidas longas mas não muito inclinada há excepção de uma “parede” que fez desmontar a maior parte do pessoal, sempre com muitos assistentes (miúdos que devem ter passado um briol e apanhado umas molhas) em certos pontos a no indicar o caminho, bem como o percurso bem marcado e como alguns gelinhos em passagens de asfalto da vila onde o sol por vezes dava um ar da sua graça e repentinamente uma chuvada a toque de muito vento forte.
A contagem das voltas bem como tiragens dos tempos de cada participante foi feita no pavilhão onde existia uma zona de assistência de líquidos e sólidos.




Ao fim das 02h:30 foi tempo de encostar “há box” e saber a classificação, embora não me tenha corrido muito bem já que não é o meu forte em provas de circuito. Consegui dar 7 voltas e manter sempre o mesmo tempo por volta.  16º na geral e o 9º no meu escalão de elites, angariando 16 pontos, o que já foi bastante positivo.
Depois foi tempo de ir lavar meu frigo que estava irreconhecível com quilos e quilos de lama, bem como eu, onde me digeri ao no pavilhão com água bem quentinha que parecia uma dávida. Depois da limpeza tempo de um belo de um almoço e descontracção num restaurante no Redondo que foi por conta de cada um,eu o Nelson e a Lúcia.

Para a primeira prova do circuito achei que toda a organização do Redondo, sólidos/líquidos, simpatia e disponibilidade, assistências estiveram 5 estrelas

Venha o próximo circuito dia 01 Março em Torre de coelheiros

Sem comentários: