Esta foi a 3ª maratona de Torre de Coalheiros (Évora) e o segundo ano que estive presente, desta vez com mais dois elementos do Sobe e Desce Team (João Garcia, o João Marques) e o Pedro Guerra do XC Team.
A passada edição BTTorre teve alguns aspectos negativos, mas que este ano foram corrigidos e melhorados a 100% como comprovaram as inscrições de 300 participantes que esgotou por completo para tres percursos, o 25km de 45km e 80km onde eu participei.
A manha mais uma vez começou cedo, cerca das 6h:45 e muito fresquinha. A me fazer companhia tive as minhas duas meninas, rumo a Torre de Coelheiros onde já se Encontrava lá o Pedro.
A chegada fiz logo o levantamento do dorsal 95 (o meu) e o saco de plástico trazia mais uma vez o calendário com as datas da próxima maratona e o circuito BTTorre 2009, juntamente com uma linguiça e um queijo da região.
Levantei também o dorsal o 246 que era o do João Marques que se tinha atrasado um pouco e que se fez acompanhar com a família. O João Garcia foi o último de nos a chegar já muito perto das 9:00 horas e ficou em falta na habitual foto de “família”.
Antes da partida com direito ao pequeno-almoço (bolos, sumos e águas) no largo em frente da igreja lá conseguimos nos juntar todos.
Faltava o homem das "fotografias" |
Logo para abrir o apetite um single track altamente e espectacular debaixo de sobreiros entre rochas com cerca de 2kms, onde a técnica era a mais exigida...
Aos 40km já estava em Portel e com tres cumes pela frente um bocado duros (tipo paredes) entre os 40km e os 65km e que fez disparar rapidamente a altimetria. Já estava há espera e já os conhecíamos da maratona de Portel do ano passado. Fi-los com um colega de Mora deixando para traz após os cumes e não conseguido apanhar mais ninguém até ao final.
![]() |
Eu á espera do companheiro do Ernesto |
Na marcação não poderia estar melhor 5 estrelas onde estava tudo devidamente bem sinalizado e sem problema de procura de fitas.
Só na mudança dos 40km/80km parece que algum pessoal que era para fazer oa distancia maior se “enganau” e fizeram os 40km. O que eu não vi nenhum motivo para haver assim tantos a enganarem, pois estava bem sinalizado a mudança de percurso., só se era a Serra de Portel…lol
Abastecimentos: só utilizei 1 ao km +/- 65km após a Serra de Portel e pelo que vi de morfes parecia estar tudo com diversidade, só que poderiam estar mais bem distribuídos, pois fizemos mais de 30km sem abastecimento salvo erro...
No final de 3h:50 com cerca de 21.5km/h de média em 83km percorridos e um acumulado de subidas de 1440m cheguei em 13º, mas beneficiei de 2 lugares por desclassificação de dois betetistas, concluindo justamente em 11º.
Nos banhos eram só dois chuveiros, mas pela dimensão desta pequena (grande aldeia) também não se poderiam esperar grandes infra-estruturas...mas ao menos de água quente
Almoço: O habitual cozido, com muita carne (bóias de toucinho e carne cozida)...Tudo porreiro.
Almoço: O habitual cozido, com muita carne (bóias de toucinho e carne cozida)...Tudo porreiro.
Há hora que cheguei já não havia confusão nem bicha, foi sentar e comer...
De louvar o sorteio de prémios pelo pessoal presente na maratona (uma bike, equipamentos, bonés bidons, e taças para a maior equipa), só que não me calhou nada. Durante isso a comitiva Estremocense presente foi convivendo, bebendo uns sumos de cevada divertindo em mais um excelente dia e de sol para a prática do BTT bem como esta maratona que este ano esteve impecável em todos os aspectos.
Sem comentários:
Enviar um comentário