Meus rescaldos de eventos BTT

06 setembro 2009

4ª Maratona de Óbidos / 5º Raid Oeste

Após quase dois meses depois da última prova de carácter mais competitivo a vontade de pedalar numa prova era mais que muita e por ironia do destino fez nesta mesma data um ano que obtive o meu frigorífico. Nada melhor do que lhe dar como prenda com umas boas pedaladas por terrenos de Óbidos.

Na comitiva estremocense rumo a Óbitos estava os participante João Garcia que me deu boleia, como acompanhante a sua mulher Fátima e sua filha Joana, o José Júlio que também participou levou sua esposa a Liliana.

A hora da partida em direcção a Óbidos ficou combinada para as 5h:30m da madrugado, pois pela frente tínhamos quase 200km de estrada e há chegada 700 participante confirmados para levantarem o dorsal e se colocarem no melhor ponto da partida. Só que contei com um imprevisto atraso de uma hora por culpa involuntária do J. Júlio que se deixou dormir…

Às 08:15 lá chega-mos finalmente a Óbidos, onde ainda tínhamos o levantamento do dorsal para fazer que era de uma longa fila de pessoal afim do mesmo. Ao fim de vinte minutos lá levantei o dorsal onde no saco habitual de brindes vinha uma garrafa de vinho regional, um pólo alusivo ao evento, um bidon e uma medalha de cerâmica de Óbidos.

Há pressa lá nos equipamos e nos preparamos a fim de nos dirigirmos para o controle 0 onde já se era de esperar a grande quantidade de pessoal, pois a hora da partida estava mesmo em cima e a motivação em baixo por pensar partir para esta prova de muito traz. Felizmente havia muita gente atrasada,  depois de entrar no controle 0 lentamente me foi aproximando o mais que podia da manga da partida, conseguido partir talvez dentro dos primeiros 200 participantes.

SDT 4ever, junto á lagoa
Com as chegadas do pessoal atrasado lá foi dada a partida com um 15 minutos de atraso e logo com uma subida de alcatrão em direcção ao lindo castelo de Óbidos, posteriormente aos 6 quilometros mais uma subida, a mais dura do percurso (pela sua inclinação e extensão), o que veio mesmo a calhar, pois  consegui rapidamente ir ganhando muitos lugares. 
Este prova contava duas distancias, a meia maratona de 40km e a maratona de 80km, mas sendo a falta de preparação e ritmo competitivo fiquei pelos 40 quilómetros  o que já dava para matar o vício e moer as pernas...

Este percurso até há presente data talvez tenha sido um dos que mais me deu prazer pedalar, pela lindíssima paisagem diversificada, single traks, subidas curtas e duras, descidas muito rápidas, passagem mesmo junto há lagoa de Óbidos, a quantidade de areia em certos pontos ajudava a penalizar o pessoal menos habituado. O sol manteve-se escondido atrás das nuvens até as 10:30 dado anteriormente um aspecto de chuva.

Todas as marcações/sinalizações/placas desta maratona estiveram em grande nível, igual ao do percurso escolhido onde acabei por não utilizar os abastecimentos.
Comitiva Estremocense em Obidos
Ambos os percursos dos 40km e dos 80km se sobrepunha até quase ao final da meia maratona (40km) onde então separava com a subida muito inclinada até ao castelo/chegada e onde os participantes da maratona seguiriam em frente para fazer mais o dobro dos quilómetros até ali feitos.
Na minha chegada e para espanto meu consegui o 15º lugar com o tempo de 1:41:24 e uma media de 23.64km/h, o que me reconfortou e muito, e mais uma vez o meu espírito de sacrifício voltou a dar seus frutos.

Após a chegada dos restantes SDT foi tempo de irmos ao banho e depois aconchegar o estômago, que já estava a dar “horas”. 
Este desta fora servido em cima de um relvado com lonas para fazer sombra em estilo self-service e bastante bom por sinal, so com um pequeno senão que foi alguma demora na bicha. 

O resto da tarde foi aproveitado para distrair, conviver, passear pelas ruas desta maravilhosa e simpática vila de Óbidos.

Fica os meus parabéns ao pessoal da organização, principalmente ao BTTCaldas pela excelente maratona e dia que me proporcionou. Uma maratona a repetir.

Sem comentários: