
Cada prova do troféu tem a duração de 02h:30 em circuito fechado com distância entre 6 a 10 quilómetros Vence a prova quem fizer o maior número de voltas e no menor tempo. A classificação da prova conta para a classificação geral do troféu.
O troféu é realizado com 5 provas, mas para que os atletas tenham direito ao prémio final têm que participar em 4 das 5 provas existentes.
Ganha o troféu quem conseguir juntar mais pontos divididos por três escalões, Sub 23 (16 anos aos 23 anos), Elites (24 anos aos 35 anos) e Veteranos (maiores de 36).
1º Prova Redondo dia 25 Janeiro
2º Prova Torre de Coelheiros 1 Março
3º Prova Nossa Sra Machede 22 Março
4º Prova Viana do Alentejo 19 Abril
5º Prova Évora 10 Maio
Dorsal 001 |
Prova esta de carácter competitivo que rapidamente esgotou as inscrições com limite de participantes 100 por prova. Mas o pior estava para vir quando um semana antes a chuva fez sua aparição que durou até há data deste evento.
A noite de sábado para domingo (dia da prova) foi um calvário de vento forte e chuva contínua a caminho do Redondo a 30km de Estremoz. Tive como companhia o Nelson e minha namorada que além de ser a fotógrafa de serviço nos dei apoio nas passagens de cada volta….
Uma hora antes do inicio da prova juntamos com o J. Garcia, amigo e companheiro do Sobe e Desce e o Zé Júlio do B.V Estremoz que nos tem vindo sempre acompanhar no BTT.
Felizmente antes da partida a chuva parou e que sempre deu para equipar fora do carro.
O levantamento dos dorsais sem qualquer problema onde juntamente vinha um saco com um livro, caneta e os habituais panfletos.
O inicio e chamado controlo 0 foi no pavilhão multiusos, o que sempre evitou uma molha antecipada para os 75 participantes que tiveram muita força de vontade em participar sabendo do que nos esperava (lama, chuva, vento, frio) bem como o desgaste material. O nosso companheiro Dani fez sua aparição para nos ver e apoiar bem como o Guerra.
![]() |
Ainda muito limpinho |
A contagem das voltas bem como tiragens dos tempos de cada participante foi feita no pavilhão onde existia uma zona de assistência de líquidos e sólidos.
Ao fim das 02h:30 foi tempo de encostar “há box” e saber a classificação, embora não me tenha corrido muito bem já que não é o meu forte em provas de circuito. Consegui dar 7 voltas e manter sempre o mesmo tempo por volta. 16º na geral e o 9º no meu escalão de elites, angariando 16 pontos, o que já foi bastante positivo.
Depois foi tempo de ir lavar meu frigo que estava irreconhecível com quilos e quilos de lama, bem como eu, onde me digeri ao no pavilhão com água bem quentinha que parecia uma dávida. Depois da limpeza tempo de um belo de um almoço e descontracção num restaurante no Redondo que foi por conta de cada um,eu o Nelson e a Lúcia.
Para a primeira prova do circuito achei que toda a organização do Redondo, sólidos/líquidos, simpatia e disponibilidade, assistências estiveram 5 estrelas
Venha o próximo circuito dia 01 Março em Torre de coelheiros