05 outubro 2008

2ª Maratona de Evora

Pelo segundo ano estive presente na Maratona de Évora. 
A Câmara Municipal de Évora promoveu pela primeira o BIKÉVORA, um mega evento em torno das bicicletas todo-o-terreno que promete atrair à cidade histórica todo o tipo de praticante de BTT designadamente os maratonistas, os corajosos do Down Town ou os habituais participantes de provas familiares.
A principal novidade do BIKÉVORA é a de congregar neste fim-de-semana uma série de competições organizadas por agentes desportivos locais sobre o patrocínio da edilidade, procurando-se deste forma dar a devida visibilidade a uma série de competições que pretendem colocar Évora na rota dos grandes eventos nacionais de BTT. Maratona esta que contou com 650 participantes divididos pela meia maratona de 60km (555 bttistas) e apenas 68 na maratona de 100km.

SDT 4ever
O Sobe e Desce Team esteve representado com João Dias e o João Garcia e da equipa dos Bombeiro V. Estremoz o Jorge Silva o Zé Júlio bem como respectivas damas, e claro comigo e com a minha dama. 

A partida foi há hora marcada, onde eu algum tempo antes já lá estava…, mas distraído e de conversa com outro pessoal do XC Team não me dei conta que o pessoal estava dentro da manga de partida e não junto há partia .... Quando me a percebi já era tarde e mais uma vez parti muito de traz, mas mesmo assim consegui fazer  14º com 2:37:00 e uma media de perto dos 27km/h e com um sprint no final, ganhado a melhor.


Resumo geral:

Levantamento dos dorsais: sem qualquer problema. 

Percurso: Achei os primeiros 30km muito rolantes, aborrecidos e muito rápidos, mas  nos ultimos 20 quilómetros começou a ter maior dificuldade com cinco pontos onde a  inclinação era maior e com dificuldade a que eles chamaram “paredes”. Mas na nossa Serra temos muitos mais e mais duros, mas não deixaram de ter sua dureza na parte final para aqueles que já tinham gasto muitas das suas energias… em relação há sinalização nada apontar…muito bem assinalado com policiamento dentro de Évora, pois tivemos direito a subida até ao Templo Diana e descida pelas ruas históricas até há meta, onde na recta da meta ainda tive que arranjar forças para um sprint com outro betetista. 

O policia tirou-me a "matricula"
Sinalização: Nada apontar e talvez a melhor de toda a maratonas em que já participamos…, dentro de Évora com policiamento em todo o lado, com direito a subida até ao Templo Diana e descida pelas ruas históricas até há meta. (Muito Fixe) Banhos: Agua quente e calor o que se sentia nos balneários muito pequenos para tanto pessoal.

Almoço: À semelhança do ano passado, 5 estrelas talvez de todas a maratonas que já participamos continua a ser o melhor com muita variedade de comida, entradas, doces, etc..

As horas que nos fomos comer tivemos que esperar talvez 15 minutos para nos servi-mos, mas quando saiamos a fila estava bem para lá da porta até ao parque de estacionamento…., e que parece ter havido pessoal a estar duas horas há espera do almoço. 

 Mais uma grande maratona que Evora acolheu com um grande numero de betetistas em um dia espetacular para a pratica do BTT e mais uma bela tarde de convivio...