Houve três motivos fundamentais que me fizeram optar por esta escolha (no fim corrigem-me se estiver enganado)
1º- Uma das principais razões foi a “concorrência”, o pessoal que anda na frente das provas em que eu participo regularmente. Já que em o pessoal em geral está tudo apostar nas big rodas 29". Para prova disso na ultima meia maratona em que participei em Outubro fiquei parvo com a sua performance, onde me limitei a ir nas “rodas” 29”, embora a altimetria com pouco acumulado também fosse propicia para isso.
Pelo que tenho vindo apurar em pesquisas e em conversa com o pessoal das 29”, dizem já não querer outra coisa e referem-se que no aspecto mais competitivo na minha (zona) na partida de uma prova com uma 26" que estaria logo em desvantagem para o pessoal da frente e aqueles que normalmente costumam pedalar o mesmo que eu, levariam a melhor no final.
2º- Um dos aspectos que também me fez mudar, além do já referido foi a minha participação em provas de curtas distancias (meias-maratonas), tendo em conta as características dos trilhos em geral onde costumo pedalar na provas(excepção da Serra d' Ossa) grande parte dos percursos são muito rolantes, com pouco acumulado no final e penso que será mais uma grande vantagem para as 29" já que um dos meus pontos forte é o rolar...
3º- Já que pelo vistos a moda pegou, penso que as 26” começam a perder adeptos e a minha maquina (Orbea Alma) embora com um quadro de 2012 já conta com uma suspensão/rodas de 2008, sendo a desvalorização iminente.., penso que será uma grande oportunidade de negócio, ou não!!..
Sendo assim a minha Orbea está com os dias contados.. e um dos principais motivos que me vai dar "pena" (e espero não me arrepender) será a grande confiança, segurança, á vontade e rapidez em trilhos mais técnicos que me dava gozo fazer. Penso que este é o forte das Almas é a facilidades com que o quadro se “dobra e molda” nas curvas/drops mais técnicos
Só que no meu caso ainda tenho um senão.., por teimosia ainda não testei nenhuma bike com roda 29" e já fiz a minha escolha (encomenda) uma Cannondale F29 1 pela questão de preço/qualidade/estética.
Penso que esta máquina está muito bem equipada para o seu preço bem com o seu peso sem pedais ronda os 10.700kg.
Característica:
Nome do produto: | Cannondale LIGA F29 1 |
Fabricante: | Cannondale |
Código do item: | CAN139765 |
Ano: | 2013 |
Quadro: | F-SERIES 29'er, liga SMARTFORMED, Speed Save, BB30, 1,5 metro da cabeça Si |
Fone de ouvido: | Tange HS rolamentos 2x |
Fork: | NOVO LEFTY PBR 90 29, TECNOLOGIA HÍBRIDA ROLAMENTO AGULHA |
Da haste: | CANNONDALE OPI ajustável, 31,8, -15 graus (ML), -5 graus (X) |
Bar: | Cannondale C2, 680x10, alumínio 2014 double-butted |
Sela: | Cannondale Stage 3 |
Espigão: | CANNONDALE C2, 27.2MMX400MM, |
Pedivela: | SRAM S1400 BB30, 38/24 |
Suporte inferior: | SRAM BB30 |
Desviador frente: | SRAM X7 |
Desviador traseiro: | SRAM X9, 10-VELOCIDADE |
Shifter: | SRAM X9 |
Sprocket: | SRAM PG 1030, 11-36, 10-SPEED |
Cadeia: | KMC X10 |
Freios: | AVID ELIXIR 7, 180/160MM |
Jantes: | WTB FREQUÊNCIA RACE I19, soldados, ilhós, 32 furos |
Raios: | DT SWISS COMPETIÇÃO |
Hubs: | FÓRMULA LEFTY SL FRENTE, SRAM X9, REAR |
Pneus: | SCHAWLBE RAPID ROB, 29x2.25 " |
Pedais: | não incluídos |
Objetivo: | XC, Maratona, Tour |
Já tenho em mente algumas modificações que lhe irão retirar mais peso, peso esse que será reposto com os pedais XT. Uma das trocas será o selim pelo Selle Italia SLR, é só o que uso.., o espigão de selim também será alvo de troca já que possuo um KCNC Pro Lite vermelho em casa que guardei da minha antiga MSC compatível com a mesma medida, só que é um espigão recto, não sei se intervirá com algum desempenho/conforto em 29". O tubeless também será uma alteração a efectuar..
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