24 junho 2015

11ª Maratona BTT Cuba

Uma semana sem andar de bike, mas com o objectivo definido e focado no troféu de duatlo Portalegre (para a semana Btt Assumar) decidida vir ganhar o ritmo que me falta em Cuba, na prova já muito falada na família betetista e nunca por mim pedalada..
A minha decisão foi já em cima do fecho das inscrições e acabei por vi sozinho.
A partida foi do meio para a frente onde tive a difícil tarefa de "furar" pelo meio dos muitos participantes. 
Os primeiros quilómetros fui sempre a passar atletas até cerca do quilometro 15 onde fiquei sozinho. 
Apos a separação juntamos um grupo de 5 betetistas, onde assumi a cabeça do pelotão.. Percorremos cerca de 5km onde iam todos na minha roda, o que me fez sentir "forte", ate que um barulho estranho na roda traseira me fez parar e descobrir o que era (a cabeça do cabo das mudanças a roçar no pneu) e assim la se foi a liderança e o pelotão. Desconhecendo a minha posição voltei a carga onde aos 38km as cambrias atacaram, consegui controlas e me aproximar novamente do grupo. Na última subida e já perto da meta ainda me juntei mais um participante que nos últimos quilómetros em alcatrão veio na minha roda ate no aproximarmos de mais dois participantes e em sprint conclui a prova na 5º posição ao mesmo tempo do 2º, 3º e 4º...

Em suma estava bem marcado, muito bem organizado o que prova ser realmente uma das melhores provas do baixo Alentejo só que os 15€ de inscrição sem almoço é algo exagerado para um brinde de uma t-shirt e uma caneta bem como todo o evento de domingo.

16 junho 2015

1ª Rota Aranhóis BTTEam

Este tem sido um ano complicado para encontrar ritmo competitivo, a prova-lo estão quase dois meses deste da minha ultima prova..
Com esta aqui tao perto não hesitei em participar na 1ª rota Aranhóis BTTeam na Aldeia de Orvalhos (Terena).

A saída em direcção a esta aldeia foi perto da 7:30h onde como companhia tive a minha namorada.
 A chuva anormal para esta altura no ano, também foi uma companheira de viagem sempre debaixo de agua, com esperança que deixa-se de chover.

A chegada Orvalhos a chuva já tinha parado e o sol queria espreitar. Fiz o levantando do frontal numero 34 e fui me equipando calmamente.
Quinze minutos antes ja estava na manga, embora não fosse me esperados muitos participantes tinha cerca de 20 a minha frente.
Este evento tinha duas distâncias, o passeio de 25km guiado e 45km com cronometragem, onde já esperava alguma dificuldade devido a ser uma das encostas a Serra d Ossa.

As 9h foi lancada a partida onde percorremos cerca de dois km de alcatrão ate entramos na terra. Com falta de ritmo e algum cansaço fisico a mistura preferi seguir a traz da cabeça da corrida, controlando assim os outros participantes durante os primeiros 5kms percorridos em sobe e desce rápido.
Comecei a passar atletas, cerca até chegar ao 4º lugar. Segui na roda dele algumas centenas de metros até que o ultrapassei.
Ao quilómetro 10 já estava isolado na 3º posição onde surgiu uma sucessão de sobe e desce de grande inclinação no meio de eucaliptos.

Durante muitos quilómetros fui avistando dupla que segui sempre juntos na frente..
Na passagem pelo castelo Trena fui informado que a diferença era de cerca de 20 segundos para a frente, mas ainda faltavam cerca de 15km para o fim..
Mantive a pedalada onde o meu objectivo passava por ganhar tempo ao quarto classificado, já que dificilmente conseguiria chegar a dupla da frente pois estava a "remar contra a maré"..
Ao quilometro 35 surgiu o que já esperava muito.., as minha amigas cambrias, e com elas mais umas subidas onde o esforço foi duplicado..
Mas e após um inclinadíssimo corta-fogo la avistei os Orvalhos e ao fim de 01:52 com o acumulado de subidas a rondar os 1000m la cortei a meta na 3 posição.

Todo o percurso esteve muito bem marca e prontamente assistido por gentes simpáticas e acolhedoras, bem com o percurso muito bem escolhido com um pouco de tudo.

Os banhos foram na Hortinhas, outra aldeia ao lado, onde voltei novamente, desta vez para a melhor parte..,o almoço conviva feito pelas pessoas da terra..


Em suma só me resta deixar os meus parabéns a toda organização pela excelente iniciativa e que apesar da falta de melhores infra-estruturas, estiveram ao nível dos grandes eventos onde gostei muito dos trilhos envolventes e sua diversidade paisagística, bem assistido e marcado, acabando com um bom almoço conviva.