20 agosto 2014

I Trofeu BTT Assumar

Após uma ausência competitiva de um mês em provas de BTT e pelo meio uma semana de ferias para "estragar" a boa forma. eheh, estava mais que na altura de começar novamente a ganhar ritmo.

Nesta altura as prova são escacas, mas o BTT Assumar teve a excelente iniciativa de disputar a ultima prova (de três) neste fim-de-semana, com objectivo de um troféu que reunia o somatório de pontos nos três eventos. Esta ultima uma meia-maratona de 35km e a maratona, 2 vezes os 35km e com contagem pontos para troféu.

Estreia do capacete giro e óculos
Eu com melhor preparação para distancias tipo “sprintes” (mais curtas), não hesitei na minha participação na distância dos 35km, já esperada rápida e com pouco acumulado.

A manha começou cerca das 7:15h onde me desloquei a esta simpática aldeia na companhia da minha namorada, sendo o único representante SDT.
A chegada e após levantamento do frontal, já lá estava o Nuno Gil, que gentilmente me entregou uns óculos que eu terá encomendado a fazer “pandã” com o meu novo capacete que ade se sempre  Giro..

Para esta prova estava cerca de uma centena de atletas, metade pertenciam a meia-maratona de 35km, a outra metade para a disputa do troféu, teredo que concluir a distância maior para classificação final do mesmo

As 9:00h em ponto fora dada a partida, estando eu muito perto na frente, não demorou muito que me junta-se a frente onde o percurso inicial era muito rápido. Ao fim de dois quilómetros já estava a "comandar" juntamente com o atleta prodígio da terra o Tiago.
Cerca de nove quilómetros passados, surgi-o uma serie de singles tracks mais técnicos juntos á linha de caminho-de-ferro, onde já seguia isolado com o Tiago, acabando eu por perder algum tempo para ele nessa zona dos singles, mas nada que me preocupasse, pois ele estava a disputar o troféu.

A partir dai o percurso continuou muito rápido onde surgiram muitos "singles" (trilhos da passagem do gado) em que era preciso prestar maior atenção para não falhar o percurso e por assim a minha vantagem em risco. Mais ainda faltavam cerca de 15 quilómetros para o fim, sendo assim a partir dali só tinha que me preocupar comigo mesmo, prestar mais atenção as marcações para que não me enganasse e girir vantagem.

A maior subida, sempre a fundo..
Solitariamente foi fazendo uma corrida de gerência de ritmo, onde cerca de 5 quilómetros para o final ainda me "assustei" por ser ultrapassado por outro atleta que "aparecer do meio do nada" numa zona muito irregular de lavrado, onde me saltou  a corrente por duas vezes e as cambrias deram sinal de vida.. 
Acabei por ser ultrapassado nesse ponto por um atleta espanhol, mas que estava a disputar a distância maior e que não interferia na minha prova.

Mais um lugar mais alto para a dupla Merino F1 29
Ao fim de 01:24h isoladamente com mais de 2min de vantagem para o 2º atleta, cortei a meta na primeira posição entre mais de 60 atletas e assim juntei mais um triunfo aos meus palmares.

Por ali aguardei a chegada de mais uns participantes ate fazerem a entrega dos prémios. Como habitual ficando sempre para o almoço e ainda cedo tive que ir me refrescando com umas cervejas na companhia do pessoal de Vila Boim enquanto começaram a terminar os atletas da distância maior.


O almoço foi servido na nova casa do povo regado com muita litrosa e sem nada de falhas apontar.


Só me resta desejar os meu os parabéns ao BTT Assumar por mais uma excelente iniciativa e organização de gente simpática e amiga..