19 maio 2014

1º Maratona B. V Campo Maior

Para este ano esta difícil ganhar regularidade na participação em eventos BTT e assim também ganhar ritmo, a ultima pausa teve a ver com a organização do Estremozbike.  

Para este fim-de-semana já tinha conhecimento do 1º BTT Bombeiros Voluntários Campo Maior, prova que ficou marcada na agente, alem de ser perto de casa seria uma estreia.

A manha começou perto das 7:15 onde tive a boleia e companhia do Luís Bilro. O SDT teve também a representação do J. Rato e do A. Beja Neves. Antes ainda tivemos tomar o pequeno-almoço.

A chegada a terra do café fora cerca das 8:25h, onde enquanto o luís tirou as bikes, eu fui levantar os frontais, junto á manga de partida, onde já se encontravam alguns participantes no controle 0, o que fez com que me despachasse mais rápido. Estupidamente cometendo uma falha.., bebei meio litro de agua com um gel diluído quase em cima da hora..

Para este evento estavam confirmados cerca de cento e cinquenta atletas, na maioria para os 45km.
A hora certa, foi dada a partida, onde a minha colocação não era das melhores, mas ao ouvir o briefing, o speaker informara que percorreríamos cerda de 5km pelo alcatrão ate entrar no no chamado quilometro 0, saída da estrada de asfalto.

Descontraidamente até dava para assobiar

Como íamos com um carro á frente pensei que a saída fosse lentamente atrás da viatura e assim recuperar mais alguns lugares.., Mas enganei-me redondamente, pois a saída fora feita a grande velocidade, onde eu em vez de ganhar posições.., perdi muitas.. Até parecia que era a primeira vez que tava a participar num evento destes.
Então que vi bem a tremenda asneira que fiz, toca de levantar o rabo do selim e começar então apertar, durante cinco quilómetros ultrapassar pessoal para admiração de alguns meus conhecidos, ate tentar chegar o mais perto da frente.

Á saída do asfalto já estava nos primeiros dez da prova, mais alguns metros atrás do grupo da frente. Nos primeiros cinco quilómetros de “terra” ainda ultrapassei mais dois atletas e ia avistando a frente da corrida que seguia junta, mas nunca consegui apanhar o grupo, ficando sozinho entre a frente e um grupo perseguidor.

Este percurso era esperado muito rápido, caracterizado com as poucas subidas da região, onde nos primeiros quilómetros sem contar os de alcatrão a média andava muito perto dos 30km/h.

Eu e a sombra até a divisão
Voltando a corrida fisicamente também estava mal, sentia-me muito "inchado" sem “génica”, inclusive quando apertei mais, ainda cheguei a me sentir mais disposto e acabei por vomitar em andamento...
Mesmo assim consegui alcançar e ultrapassar mais dois atletas, estes espanhóis, onde um dele foi a sempre na minha sombra ate divisão de percurso, cerca do quilómetro 30. O grupo da frente constituído por 4 elementos, dos quais eu sabia dois serem da minha distância ainda por vezes os avistava, mas faltava-me aquele power do passado ano.

O percurso era caracterizado por um sobe e desce curto entre olivais e propriedades agrícolas, onde na passagem junto á barragem do Caia e antes da divisão percursos ainda passamos uma ribeira com agua pela cintura e mais de 10m comprimento.

Na separação e já com poucos quilómetros para o fim, ficara novamente isolado e nunca mais avistei a dupla da frente, então só me restava gerir o esforço e redobrar atenção nas marcações que estavam piores nos últimos quilómetros, (sem marcação de cal e menos placas).

Os primeiros classificados dos 45km, e mais um podio :-)
Ao fim de 01:54, mais três minutos que a dupla vencedora, o Cesar Estrela e Ricardo Pinheiro, um dupla de miúdos que este ano estão em grande forma, fruto da persistência de anos anteriores, cortei a meta onde o acumulado de subidas rondou os 600m e como espelho do meu fraco rendimento estava as bpm de 161..

Aguardei a chegada dos meus companheiros de equipa e a entrega dos prémios, que juntamente ao mais um troféu desta vez trouxe para casa uma garrafada de 2L de azeite.

Após o banho eu o Luís aguardamos que servissem o almoço, perto da 13:30 no salão dos bombeiros, onde a ementa fora um caldo verde e carnes grelhadas com bastante cerveja.

Em suma para a primeira acho que este bem, alguns aspectos a corrigir, principalmente nas marcações finais.